sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia das bruxas

No dia 31, a sala dos Gatos vai misturar as tradições e vai comemorar o halloween com o pão por Deus à mistura.
Nesse dia os Gatos vão aprender, fazer contas e escrever, mas depois de almoço, vão esculpir abóboras e fazer um lanche.
Por isso o pão por Deus vai ser antecipado, e cada gatinho, vai pedir em casa um contributo para o lanche de segunda feira.
A professora vai contribui com os prometidos bolos de alfarroba e se a arte e o engenho ajudarem com uma tarte de abóbora.
Ficamos à espera da generosidade dos pais Gatos para o nosso lanche.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Abóbora

A mãe Catarina ofereceu uma abóbora aos Gatos. Na segunda feira (31/10) vamos tentar fazer uma lanterna do dia das bruxas.
Já temos as instruções, a abóbora, vamos lá ver como nos saímos.
Abóbora

Dia das bruxas

Dia das Bruxas
A noite de 31 de Outubro é muito especial - é o Halloween - que designa "Noite dos Santos", a noite antes de "Todos os Santos" ou do "Dia de Todos os Santos".
Esta celebração começou na era pré-cristã. As pessoas acreditavam que no Halloween as almas dos mortos voltavam aos lugares onde tinha vivido. Esta é a história tradicional.
Mas, hoje em dia, na Grã-Bretanha, o Halloween não é uma celebração assustadora, é altura para divertimento. Há muitas festas. As pessoas mascaram-se de bruxas, fantasmas, Drácula ou Frankenstein.
Na América há uma tradição diferente. Chama-se "Trick or Treat" (doce ou partida). As crianças e adolescente mascaram-se e vão bater à porta dos amigos e vizinhos e dizem "Trick or Treat". Estes dão-lhes doces ou fruta ("treat"). Se isso não acontecer, as crianças pregam uma partida ("trick").
Muitas casas têm, à porta da rua, lanternas feitas de abóboras . A abóbora é esvaziada e são feitos buracos para os olhos, nariz e boca;depois é acesa uma vela lá dentro.

Em Portugal celebra-se o Dia de Todos-os-Santos, no dia 1 de Novembro. No dia 2 de Novembro, as pessoas vão aos cemitérios colocar flores nas campas e rezar pelos seus entes queridos. Esta é uma velha tradição católica.




Conhecer velhas tradições

"Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos, 1º de novembro as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas,ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’" in Wikipédia

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Plano Nacional de Leitura

Como falámos na nossa reunião, este ano a turma dos Gatos vai iniciar uma pequena biblioteca.
Cada Gato participa com um livro do plano nacional de leitura (que será devolvido no final do ano).
Ao longo do ano letivo os livros vão sendo trabalhados na sala de aula e lidos pelos alunos nos momentos apropriados
Aqui fica a lista dos livros escolhidos para o segundo ano, mas podem optar por qualquer outro que seja do plano nacional de leitura que seja do agrado do vosso Gato. Todos os livros à venda estão em identificados com o simbolo ler+

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/uploads/livros/17)leit_autonoma_2ano_14jul.pdf

Geometria

Sólidos Geométricos

Antes de estudarmos os sólidos geométricos, convém distinguir sólidos geométricos de polígonos.

Polígonos são figuras geométricas planas limitadas por linhas fechadas.Neste caso possui duas dimensões, comprimento e largura.
Um polígono tem vértices, lados, ângulos e diagonais.


Um polígono é regular se todos os seus lados tiverem o mesmo comprimento. Se isso não acontecer o polígono é irregular!

São imensos os polígonos conhecidos:

Número de lados-  Polígono



Sólidos geométricos são regiões do espaço limitadas por uma superfície fechada e que contém três dimensões, sendo elas: largura, altura e comprimento. Há dois tipos de sólidos geométricos.

- Poliedros- São todos os sólidos que têm superfícies planas.



Neste grupo podemos observar três outros conjuntos de sólidos: os prismas, as pirâmides e os outros poliedros.

Para dar nome a cada um dos sólidos, quer prismas quer pirâmides, basta acrescentar a esta designação o nome relacionado com o número de lados do polígono da base. Ou seja, para o sólido seguinte dámos o nome de prisma (pois tem duas bases e as faces laterais são rectângulos) triangular(pois o polígono da base é um triângulo).

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Horta Vertical

O desafio está lançado!
Pais Gatos, precisamos de material, imaginação, jeito e boa vontade para por esta ideia em prática.
Já temos uma parede à nossa espera.
P.S. Os dráculas também são bem vindos.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Como já é do vosso conhecimento, os Dráculas e os Gatos, participam nas brigadas do ambiente. Onde uma das funções é vigiar a limpeza dos espaços exteriores. Como são meninos zelosos das suas funções, não deixam que nada suje o chão, por vezes usam as mãos para apanhar o lixo. Para que eles possam desempenhar as suas funções de uma forma limpa e segura, as profs pedem que cada Gato e cada Drácula tragam um par de luvas da loiça devidamente identificadas.

Concurso de Mascotes


O Concurso de Mascotes da Turma dos Gatos está a chegar... A nossa turma precisa de uma mascote, algo que nos identifique e se adeque à turma.
O concurso é certificado pela entidade reguladora dos felinos e rege-se pelo seguinte  regulamento:
- Só podem participar elementos da Turma dos Gatos;
- Os trabalhos devem ser elaborados apenas pelos adultos e em formato 3D;
- A mascote será eleita pelos membros do Comité Permanente da Turma dos Gatos.

Critérios de avaliação:
- Durabilidade e resistência dos materiais;
- Adequação ao tema;
- Originalidade;
- Efeito visual.

Data do Concurso:
- Os trabalhos deverão chegar à escola entre o dia 10 de outubro e o dia 10 de novembro.

Objetivos:
- Fomentar uma dinâmica de cooperação entre as famílias e a escola;
- A mascote vencedora terá como função enaltecer a mesa do aluno que, nessa semana, mostrou ser merecedor de tal honra, através do seu desempenho escolar e comportamento.

Vencedor:
- A mascote vencedora será anunciada no dia 11 de novembro e publicado o resultado nos órgãos sociais da turma.

Os Gatos apelam à participação de todos!